
10 DICAS PARA TER UMA BOA COMPOSIÇÃO DE QUADROS
Uma das maneiras mais práticas de mudar um ambiente ou trazer vida para um canto meio morto do seu espaço é adicionar uma pitada de arte. Ao contrário do que a maioria pensa, você não precisa gastar uma fortuna para transformar com bom gosto suas paredes brancas em uma galeria independente. Abaixo separei algumas dicas que usamos na hora de montar composições no escritório e que sempre funcionam.
1 – FOCO NA MOLDURA
A moldura que você escolhe pode ser tão importante – se não mais – do que o que você está emoldurando.
Uma moldura simples demais reduz o visual de uma arte cara. Priorize bastante a escolha e um enquadramento adequado para suas peças, e tenha em mente que diferentes molduras em uma composição deixam o visual bem mais rico do que molduras todas iguais.
Existem excessões, tá? Mas de forma geral molduras diferentes trazem um ar mais cool à sua composição de quadros.
2 – USE PASPATUR
Sabe aquela borda branca que alguns quadros tem? Então, essa peça tem nome e uma função especifica na hora de emoldurar os quadros. A primeira é garantir a segurança da imagem impressa, já que o paspatur geralmente possui uma espessura maior do que sua arte (em média 1,5 mm) – o que garante um espaço entre a obra e o vidro, evitando que a mesma possa aderir (colar) nesse vidro e se estrague. Já a segunda é realizar a transição harmônica entre a obra a moldura no ambiente, além da elegância na montagem de seu quadro, é uma garantia maior de durabilidade dos seus impressos.
No escritório, nós usamos paspatur principalmente nos quadros que queremos dar destaque no meio de uma composição, ou quando uma peça pede um “peso” maior no decor.
Outra dica bacana é: use o paspatur como forma de respiro em alguns quadros – se você escolher uma moldura com bastante informação, e o quadro também tiver, o paspatur entra como uma separação delicada entre os elementos.
3 – EMOLDURE MEMÓRIAS AFETIVAS
Pensando no ponto de trazer charme para algum ponto da sua casa sem investir fortunas, uma boa dica é emoldurar coisas bonitas que chamam nossa atenção no dia-a-dia: uma toalha bacana, um cardápio divertido, um panfleto bem diagramado, uma polaroid bonita, entre mil outras opções.
A Maria Helena é rainha dessa prática e além do seu trabalho (maravilhoso, diga-se de passagem) faz sucesso no instagram com seus quadros originais, e quase sempre baratex – trazidos de alguma viagem ou restaurante.
4 – USE BANCOS DE IMAGENS
Se você ama fotografia, use imagens para colorir a casa. Uma fotografia bem tirada vira uma bela obra de arte.
Existem vários bancos de imagens que você pode usar para achar a sua foto perfeita. E o uso da fotografia em composições traz uma riqueza para o conjunto sem igual.
Se você mandar bem com a câmera, por que não usar uma foto sua?
Já fizemos um projeto onde nossa cliente que ama viajar e tirar fotos nos entregou um pen drive com suas melhores fotos para realizarmos uma curadoria e criarmos a galeria pessoal dela no apartamento. Ficou demais!
5 – NÃO PRECISAM SER SÓ QUADROS
Se você não é tão fã assim de quadros, não tem problema. Que tal enfeitar sua parede com alguma coleção que você tenha ou goste? Uma parede cheia de pratos, ou cheia de cestos pode ser tão bacana quanto uma parede de quadros.
6 – PENSE EM UM TEMA
Sempre que vamos montar uma composição, partimos de uma base. Pode ser algum quadro que o cliente já tem e ama, alguma cor, um tema mesmo (já fizemos uma composição uma vez só com fotografias de portas e janelas), ou uma sensação – o que você quer sentir ao olhar para aquele espaço?
Com isso definido, fica mais fácil começar a compor e combinar uma peça com a outra.
7 – USE TAMANHOS E FORMATOS DIFERENTES
O segredo de uma boa composição de quadros é este. Saber ornar peças diferentes, com tamanhos diferentes e formas diferentes faz uma composição ser uau!
Você também pode usar técnicas distintas, como fotos, gravuras e pinturas juntas. Além de quadros, colocar letras, espelhos e objetos fica super legal.
Para não errar na mão, ter em mente o item 6 e o item 8 é super válido.
8 – MISTURE
Não só os tamanhos e formatos (e as dicas aqui do post) como as origens da sua composição. Nós amamos usar uma obra de mais peso, assinada ou original com memórias afetivas e peças mais simples. Essa diversidade é super rica e acaba se tornando mais especial ainda.
9 – USE ALGUMA REGRA PARA MONTAR (E CUIDADO COM A ALTURA)
Pode ser um grid pré-definido, distancias iguais, formatos, tamanhos – são várias regras que podemos usar na hora de montar.
Existem composições belíssimas que nasceram e foram compostas de forma orgânica, sem nenhuma regra, mas não é todo mundo que acerta a mão, montar um composição do nada é um dom. Então, se você nunca montou uma, ou não quer correr o risco de errar, se baseie em alguma regra.
No escritório geralmente definimos um ponto focal (onde queremos chamar atenção) e derivamos desse ponto seguindo a regra das distancias iguais – afastamos os quadros um do outro com uma medida padrão e assim vamos compondo com os demais.
E tão importante quanto a forma que você vai dispor seus quadros, é a altura em que eles vão ficar. É importante pensar qual é seu angulo de visualização, e se tem alguma interferência (móvel, vaso de planta, luminária) e aí sim determinar a altura dos quadros. De forma geral usamos como base 1,40m de eixo para começar as composições e vamos ajustando de acordo com cada local, mas essa medida já é um começo.
10 – TESTE ANTES
Se você não tiver um projeto, antes de furar a parede, uma boa dica é montar a composição de quadros escolhida no chão para visualizar uma peça ao lado da outra ou recortar em papelão ou papel kraft os tamanhos dos quadros e colar na parede com fita adesiva. Assim você visualiza o resultado final e entende se é preciso fazer alguma alteração antes de fixar na parede ou não.
Espero que vocês se inspirem para montar a composição de vocês e trazer um pouquinho de arte para algum canto da casa. Sei que somos suspeitas, mas amamos a revigorada que uma boa composição traz para um ambiente. Estou pensando em gravar um IGTV para nosso instagram assim que os quadros do meu apê chegarem e mostrar um pouco mais como fazemos na prática. Coloco o link aqui assim que tiver pronto.
xx