Top

Li uma matéria recentemente no Apartment Therapy que falava basicamente sobre “6 regras para a cozinha que você pode abandonar já” e percebi que eu, de fato, não usei quase nenhuma delas na minha cozinha – para quem não sabe, eu reformei meu apartamento em jun/2019 e como ainda não mostrei para ninguém como ela ficou, resolvi escrever este post e fazer um vídeo no IGTV sobre essas regras –  ou vamos chamar de tendências – que muita gente sempre achou ser uma obrigação quando na verdade não é.

Muitas técnicas, tendências e práticas de layout surgiram em meados de 2010 e explodiram tanto que muita gente acha que é uma regra, mas no nosso meio, poucas coisas devem ser vistas como intransigentes. Alguns hábitos, entretanto, sabemos que são difíceis de serem abandonados – especialmente quando o cômodo em questão é a cozinha. Então, se você ainda está sob os efeitos do Ano Novo e com mudanças e planos na cabeça e decidiu que 2020 é o ano para repensar a sua cozinha, tenha em mente que você não precisa se prender em direcionamentos que não fazem sentido para o seu espaço só porque alguma vez você ouviu que era a melhor forma, ou como sempre pensou que cozinhas deveriam funcionar. E que muitas “regras”na verdade são mitos.

Separamos aqui essas 6 regras que você não precisa mais se sentir obrigado a seguir quando estiver pensando na sua futura cozinha.

A regra do triângulo

A regra do triangulo (também conhecido como sua pia, fogão ou cooktop e geladeira devem estar separados de forma equilátera – formando um triângulo) há muito tempo é considerada o padrão-ouro de layouts de cozinha eficientes, mas nem sempre é possível – ou necessário aplicar essa regra. Em cozinhas pequenas, percebemos cada vez mais que devemos nos preocupar menos em alcançar a configuração perfeita de cooktop-pia-geladeira e mais em maximizar as superfícies de trabalho em geral. Tudo em uma pequena cozinha já está bem próximo, portanto é importante trabalhar com o que você tem para fazer seu espaço se tornar maior e mais bem aproveitado.  

Opte por alguns armários que permitam a flexibilidade do seu armazenamento, nossos gostos e vontades mudam com o passar do tempo, assim como a nossa quantidade de coisas. Prateleiras removíveis são sempre subestimadas, e o espaço embaixo da pia também. Eles podem ser mais úteis do que parece.

Neste projeto, fizemos a bancada de madeira com trilho e rodízio, para o cliente poder movimentar e usar os espaços a seu favor. Se for cozinhar, mais espaço perto do fogão, ou se for estudar ou ver tv, mais espaço para sala. Sem contar na prova de que para melhorar o fluxo de um apartamento studio, optamos por não usar a regra do triangulo e ficou super funcional.

Cozinhas todas brancas

Cozinha brancas são um clássico, não posso negar. Mas preciso confessar que o fato das pessoas estarem mais abertas para as cores tem feito meu coração bater mais forte. O branco, de fato é o mais seguro para muita gente, mas algumas cores também podem ser atemporais.

Ainda sou muito fã de bancadas brancas, as bancadas claras são reflexivas e, portanto, ajudam a refletir a luz melhor pela cozinha. Mas nada impede de ousarmos um pouco mais nos armários e revestimentos – não só de cores vivem as cozinhas ultimamente, mas podemos abusar dos metais, madeiras e porcelanatos para criar uma atmosfera mais bacana.

 

Pisos frios apenas

É absolutamente normal querer manter a sensação gostosa de um piso de madeira mesmo na cozinha. Passadeiras, e tapetes já trazem aconchego em um ambiente – pontos de positivos se forem muito confortáveis ​​para quando você estiver em pé cozinhando, se forem coloridos ou com padronagens marcadas ainda camuflam manchas e podem ser limpos com relativa facilidade.

Porém, é no piso vinilico (ou similares) que quero chegar, cada vez menos tenho escutado de nossos clientes sobre o uso de baldes e baldes de água para limpeza da cozinha. Temos focados cada vez mais em produtos mais inteligentes e eficientes, que promovem a mesma limpeza, com menos tempo e menos estardalhaço, então, por que não estender o piso vinilico (ou até mesmo a madeira – por que não?) para sua cozinha. Não vou nem entrar no mérito da sensação de amplitude ao termos o mesmo piso na sala e cozinha – ou apartamento todo – mas não é uma delícia imaginar que sua cozinha não vai ter mais aquele piso gelado, e que você vai poder andar descalço pela casa inteira sem ficar andando mais rápido ou na pontinha do pé quando entra na cozinha.

Ah, e por favor, não estou dizendo que pisos frios estão em baixa, ou que você não pode mais usá-los em sua cozinha, existem modelos lindíssimo, casos e casos, mas sim, estou dizendo que podemos ampliar nossos horizontes.

 

Layout totalmente integrado

Nós ainda estamos vivendo o momento onde muitas pessoas gostam do conceito todo integrado, os programas de tv que amamos sobre reformas também nos mostram isso na maioria das vezes – o conceito de cozinha aberta. Mas é preciso perceber que muitas pessoas que já usaram este conceito, estão voltando às cozinhas fechadas e semi-fechadas. Muitas pessoas estão preferindo de ter suas cozinhas separadas, portas e paredes ajudam a impedir que os odores cheguem ao resto da casa e tornam mais fácil esconder uma ou duas bagunças quando os convidados chegam. Você pode separar sua cozinha do resto da sua casa sem fazê-la ficar totalmente fechada, adicionando um recorte ou uma abertura interior que dá para a sala de estar ou até mesmo portas de correr. Dessa forma, seus pratos sujos ficam escondidos quando você cozinha e se diverte, mas seus amigos e familiares não.

Cada vez mais penso que o meio termo é a chave para o sucesso de uma cozinha.

 

Todos os aparelhos

Talvez sejam todas as receitas de uma panela só ou air-fryer que estamos usando para preparar refeições hoje em dia, mas as alguns equipamentos estão se tornando cada vez menos comuns. No meu caso, é o microondas e o forninho elétrico. Visualmente, eles já não são muito agradáveis, e muitas pessoas tem me falado que simplesmente não usam mais estes itens. Considere, por exemplo, abrir mão do microondas e deixe o forno para aquecer os alimentos, assim você economiza espaço e ainda obtem uma aparência geral mais limpa. Se você ainda não está pronto para se separar do micro-ondas, evite pelo menos colocar ao seu nível dos olhos. As peças de embutir, ou os armários de microondas são uma ótima opção para ocultar este aparelho. Você também pode esconder o seu em uma ilha, se você tiver uma.

 

Maximizar cada centímetro do seu espaço

Antes, considerávamos bons layouts de cozinha aqueles que incluíam o máximo possível de funções e no espaço, mas – puxando o gancho do tópico anterior – hoje as coisas estão tendendo a uma ideologia de “menos é mais”. Temos visto muitos clientes optarem por deixar as paredes em branco em vez de preenchê-las com armários superiores, ou deixarem as bancadas mais livres sem mil utensílios e eletrodomésticos a postos. A maioria das pessoas estão dispostas a ter menos espaço se isso significar uma aparência mais limpa e mais uniforme nos ambientes. O mesmo vale para os backsplashes – ou frontão da cozinha, a parede ao fundo da pia. Quanto mais liso e menos rejunte, mais as pessoas gostam. Praticidade tem sido a palavra que mais escutamos no escritório. Materiais lisos como mármore e quartzo são mais fáceis de limpar do que pastilhas pequenininhas. 

 

O que eu penso de tudo isso? Que de fato, a forma precisa estar cada vez mais em conformidade com a função, mas que não é porque sempre fizemos de uma forma que este é o melhor jeito de se fazer – e mais importante, que não existe uma única fórmula para se projetar para todo mundo. Cada pessoa tem sua particularidade, rotina, dia-a-dia, e por isso é tão importante continuarmos investindo em projetos cada vez mais personalizados.

Contem sempre conosco,

xx

ps. Ah, tagarela que sou, falei um pouquinho mais sobre o assunto – nesse – vídeo do IGTV aqui. Vem dar uma olhada também.