
Muitas perguntas passam pela cabeça de uma pessoa quando ela se encontra em um imóvel vazio. Entre elas: Como deixar o espaço com a minha cara? Como eu poderia utilizar todos os espacinhos da melhor maneira possível? Será que contratar um arquiteto é a melhor opção mesmo? O que será que ele faz? Será que é caro? Geralmente até mesmo nesta exata sequencia!
Estamos aqui pra desvendar todos esses mistérios que um espaço novo (seja ele um imóvel na planta ou um em um prédio antigo que precisa de um tratamento de choque de amor) trás pra quem está entrando nele.
Primeiramente, sim, um espaço vazio pode intimidar até a pessoa mais corajosa, nós sabemos! O papel do arquiteto se inicia então, desde o comecinho, muitas vezes ajudando até a escolher em qual imóvel o cliente deve apostar, considerando as necessidades que ele tem para aquele espaço.
Passando essa fase de consultoria inicial, ou para os clientes que chegam já com um imóvel em mãos, a primeira coisa que acontece é uma reunião entre nós – arquitetos e clientes – para que não só a gente consiga conhecer o cliente e entender as necessidades do projeto, como para que o cliente nos conheça. Muitas vezes essa reunião pode ser marcada no próprio espaço!
Fazendo um parêntese importante: quando dizemos que vamos entender as necessidades do projeto junto com o cliente, o que queremos dizer é que conversando com o cliente vamos conseguir saber o que ele espera do projeto, ou seja, quer quebrar paredes e reconfigurar o seu espaço por completo? Quer dar uma nova cara ao espaço sem grandes mudanças? Quer apenas uma consultoria em décor? Quer um projeto apenas de marcenaria por que não tem muito espaço armazenamento disponível com a configuração atual? Pode não parecer, mas isso tudo cai dentro das funções do arquiteto.
Quando temos todas as essas informações chega a hora de formatarmos uma proposta, com os nossos serviços e a explicação detalhada de todos os serviços que oferecemos e estão inclusos no valor do projeto e os que podem ainda ser contratos a parte, caso seja do interesse de cada cliente.
Gostamos (isso é muito pessoal, estamos falando de nós do Aya tá?) de sempre apresentar nossas propostas pessoalmente, explicando tudo que ela engloba e principalmente esclarecendo quaisquer dúvidas que os clientes podem ter. Para nós é muito importante essa preocupação com o cliente e que ele fique desde essa etapa satisfeito e seguro!
A partir dessa etapa, com a proposta aceita, começamos a de fato projetar os sonhos dos clientes! Temos nossa primeira reunião de briefing, entendendo mais a fundo ainda como é o dia a dia de cada pessoa da casa/espaço, quais são as necessidades de cada cômodo para conseguirmos ser o mais assertivas possível na execução desse projeto. Somos beeem detalhistas nessa etapa, mas ao longo dos anos vimos que os projetos que foram mais bem-sucedidos foram aqueles em que estudamos melhor nossos clientes, seus gostos, manias e hobbies.
Achamos importante que o cliente saiba, antes de iniciar de fato a obra qual é o investimento total que ele vai fazer naquele espaço, e quando necessário, é nessa hora que fazemos alterações de projeto e/ou de acabamentos que ajudam a viabilizar a obra.
Quando temos o projeto definido, e os orçamentos feitos e aprovados, é hora de partimos para o começo da obra (quando estamos falando de uma reforma completa ou da construção de um espaço).
Durante a obra, não só acompanhamos tudo que acontece nos certificando que o que está sendo feito é fiel ao que foi decidido em projeto, como resolvemos problemas quando eles surgem. Ajudamos também a amarrar cronogramas de fornecedores que estarão trabalhando na obra ao mesmo tempo e nos responsabilizamos por tudo que é instalado/montado – isso inclui eventuais revestimentos que são instalados, marcenaria que é montada e até mesmo a instalação de eletrodomésticos como máquinas de lavar ou fornos elétricos. Isso é o que chamamos de gerenciamento ou acompanhamento de obra.
Depois de todo o processo de obra, que pode durar desde alguns dias até alguns meses dependendo do tamanho da obra a ser feita, começam a chegar os móveis soltos, peças, complementos e decorações. É também quando são instalados todos os eletros, sistemas de som, e automação.
É neste estágio que conseguimos ver claramente já o projeto como realidade, quando chegam os móveis e colocamos os últimos pingos nos i’s temos só que sair de fininho e deixar os clientes, pra curtir e usar o seu novo espaço!
Esperamos que tenham gostado das pequenas dicas e esclarecimentos! Até a próxima!
Beijos,
Cá